Trazemos para você o TCC do aluno Marcos Paulo Vieira de Lima, discente do Curso Técnico de Enfermagem da Escola de Enfermagem ABC “Myrthes Silva”, que teve orientação da Professora Drª Silvana Tognini.
O artigo trata de um estudo sobre o envelhecimento populacional e dos desafios enfrentados pelo setor da saúde.
Introdução
O envelhecimento populacional é uma realidade e traz grandes desafios, especialmente para o setor da saúde (VERAS, 2009). Tendo em vista o papel da enfermagem perante os cuidados e atenção à saúde do idoso. na etiologia de doenças e declínios funcionais associados com a idade, a avaliação e o monitoramento da saúde dos idosos são necessários para uma assistência adequada e para o planejamento de ações de promoção da saúde. saúde (INZITARI et al., 2011).
A população brasileira está envelhecendo em ritmo acelerado, esse aumento deve-se a proporção elevada de idosos (MIRANDA, 2016). Com o aumento significativo da população idosa nos últimos anos requer cuidados especiais e uma atenção humanizada dos profissionais de saúde. Conforme dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que até o ano de 2025 o Brasil deverá possuir a sexta maior população idosa do mundo, com aproximadamente 32 milhões de pessoas em idade superior a 60 anos. (OMS, 2019). Sob o aspecto de Saúde Pública o envelhecimento da população permite o aparecimento de um maior número de doenças próprias das idades mais avançadas, as doenças crônico-degenerativas (CORRAL, 2010). Com isso ocorre a demanda crescente por cuidados de longa duração, devido ao envelhecimento da população e ao aumento das doenças crônica e degenerativas (OMS, 2019).
Destacando se aí a importância e a função do profissional de enfermagem perante humanização, integralidade dos cuidados com o idoso, pois, acredita-se que, através de uma relação empática, haja uma assistência humanizada e um comprometimento com o cuidado personalizado, garantindo o seu equilíbrio físico e emocional (FRANCO et. Al, 1999).