Esta entrevista teve por objetivo verificar como a Escola de Enfermagem ABC “Myrthes Silva” formadora de Técnicos em Enfermagem, se adaptou durante a pandemia para dar continuidade as aulas para formar os alunos que estão em andamento do curso e lançar profissionais habilitados para suprir a carência de setores da saúde neste momento.
Para contar o detalhes, as preocupações e estratégias da escola entrevistamos a Diretora Ester Maria Gadoni Giovanni Borges.
Pergunta: Qual a sua formação e trajetória até a direção?
Ester: Minha formação é em Psicologia na qual atuei por 25 anos em UBS pela Prefeitura Municipal de SBC, e em Pedagogia onde lecionei matérias ligadas a psicologia e ética, inclusive para o curso de Enfermagem do Trabalho. Iniciei como Vice- Diretora em 2003 e atualmente atuo como Gestora. Meu vínculo com a Escola é desde sua fundação, há 48 anos.
Por que a escola leva o nome de D. Myrthes Silva?
Ester: A Escola leva o nome de D. MYRTHES SILVA por ser ela a RAZÃO de sua existência. Como fundadora desta Instituição de Ensino, sempre primou pela postura Ética, Cristã e Profissional durante toda sua vida, lutando para valorizar a ENFERMAGEM com dignidade e amor ao próximo.
Já ocorreu na Escola algum episódio semelhante ao da pandemia pelo Covid – 19?
Ester: Não. Nunca passamos por situação igual.
Quais foram as decisões da direção ao saber da paralisação pela pandemia?
Ester: As decisões foram tomadas imediatamente, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Educação, suspendemos aulas, estágios práticos supervisionados e o funcionamento da Escola em si, com todos os funcionários trabalhando em regime home office.
No período de quarentena os alunos tinham como contatar a Escola?
Ester: Sim. Foram disponibilizados computadores e celulares para os colaboradores atenderem em home office.
Foi liberado documentação pela escola aos alunos que se formaram?
Ester: Sim. Todos os alunos de turmas concluintes, entraram em contato nos vários números que deixamos disponíveis receberam a documentação mediante critérios da legislação em vigor e registro de GDAE pela Diretoria Regional de Ensino.
Os alunos continuaram as aulas na quarentena? Qual foi o suporte fornecido?
Ester: Sim. Através do ambiente virtual de aprendizagem da Prisma Digital foram ministradas aulas online, realizados chats, fóruns, utilização de ferramentas como Google Meet, Zoom, Youtube e outros canais de informação. Foi atribuída a realização de pesquisas, trabalhos e avaliações online.
Como a Escola se programou para o retorno das aulas presenciais?
Ester: Voltamos às aulas no modo híbrido, onde as aulas são ministradas todos os dias, com o número de alunos previstos na legislação, alternando aulas presenciais e online, respeitando-se o horário original de cada turma.
Os alunos foram orientados sobre o COVID?
Ester: Os alunos receberam orientação sobre Covid através dos professores e curso gratuito online com certificação.
Os funcionários e professores foram treinados para os cuidados no retorno as aulas?
Ester: Professores e funcionários foram treinados para os protocolos de segurança a serem seguidos no retorno as aulas.
Com a redução de alunos por sala, existe o risco de alguns ficarem sem vaga?
Ester: Todos os alunos terão vagas garantidas em sala de aula, em função do rodízio que contempla o sistema híbrido.
Qual mensagem você deixaria para os alunos dessa escola neste período?
Ester: Neste período de retorno às aulas, conviveremos com um “novo normal”, que visa a segurança de todos e em que somos responsáveis uns pelos outros. Fiquem firmes, não desanimem, continuem em segurança em todas as áreas de suas vidas. Vamos aprender juntos!
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