O segredo e significado das cores dos uniformes dos profissionais de saúde

O segredo e significado das cores dos uniformes dos profissionais de saúde

O segredo e significado das cores dos uniformes dos profissionais de saúde
5 (100%) 2 votes

Você já parou pensar sobre o significado das cores dos uniformes dos profissionais de saúde e porque eles são quase mesmo da mesma cor, mesmo em diferentes hospitais?

Vamos conhecer os segredos, os significados e motivos para adoção das cores dos uniformes dos profissionais de saúde, que são uma escolha mais científica que gosto pessoal!

Desde a Grécia antiga era tradição que os sacerdotes do templo de Asclépio (deus grego da Medicina) vestissem roupas brancas. O uso das vestimentas brancas indicava pureza espiritual e nessa época o branco não precisava ser tão limpo como exigido nos dias de hoje.

Já na Idade Moderna (sec. XVII-XVIII), a tradição do branco mudou muito! Os médicos sujavam suas vestimentas com sangue de galinhas, carneiros e outros animais, quanto mais sangue mais prestigiado era o médico!

Felizmente, o costume das vestimentas sujas começou a ser questionadas pelo médico húngaro Ignaz Semmelweis (1818-1865), que duramente criticado pelos demais colegas, lutava para comprovar que o hábito transmitiria doenças e infecções, para pacientes e profissionais. Ignaz teve sua teoria confirmada por Pasteur, que provou ser imprescindível manter limpos e esterilizados os ambientes médico-hospitalares.

Atualmente o tradicional branco é exigido para a enfermagem na maioria dos hospitais e clínicas em diversos postos de trabalho, com exceção de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) e Centro Cirúrgico (CC) e isso tem uma explicação fundamentada na Paleta de Cores.

Sabe o que é a Paleta de cores? Qual a influência do vermelho, azul e verde no uniforme?

Paleta de cores

Paleta de cores é um conjunto de cores pré-selecionadas, utilizados em harmonia para passar uma ideia, sentimento, sensação ou identidade visual. Quando usada de forma correta, a paleta de cores muda totalmente a percepção da pessoa em relação ao ambiente.
O cérebro humano tende a uniformizar as cores da Paleta, quando não percebe contraste entre elas. Desta forma, se uma equipe de cirurgia não usasse azul ou verde, correria sério risco de não enxergar as tonalidades de vermelho enquanto estivessem realizando um procedimento cirúrgico.

Vamos fazer um teste e ver o “fantasma”?

Fixe seus olhos na imagem abaixo por 10 segundos e após olhe para uma superfície branca.

Apareceu o “fantasma” do coração?

Ao fixar a visão num tom avermelhado por muito tempo, quando olhamos para uma superfície branca, vemos uma espécie de “fantasma” em tons de azul-esverdeado. Essa ilusão realizada por sombras poderia prejudicar a visão de um profissional de enfermagem no socorro há um paciente com sangramento externo.

Outro motivo para adotar uniforme colorido é a possibilidade de identificar de forma mais rápida médicos e equipe de enfermagem em uma situação de urgência dentro do hospital. Alguns pesquisadores defendem ainda que o uso de roupas coloridas no exercício profissional, reduz o stress e a resistência dos pacientes, trazendo maior conforto em todas as áreas hospitalares, desde a pediatria até a geriatria.

Enfim, as cores na área da saúde têm história, passou pelo branco representando pureza espiritual, depois vestimentas sujas de sangue demonstrando maior valor profissional, voltou novamente para o branco como símbolo de higiene e limpeza e agora pesquisam uniformes coloridos por motivos científicos e psicológicos.
Essa é a área da enfermagem sempre pesquisando e inovando!

Referências:
Por que os profissionais da saúde vestem branco?
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/de-onde-vem-o-costume-de-os-medicos-usarem-branco/
https://www.alura.com.br/artigos/4-ferramentas-para-voce-criar-uma-paleta-de-cores-para-seus-projetos
https://diariodebiologia.com/2017/12/cirurgioes-roupas-azul-verde-cirurgias/

 

Texto de Maria Eugênia

Assistente de Coordenação da Escola de Enfermagem Myrthes Silva